terça-feira, 1 de março de 2011

Crianças são Livres?



Hoje tive uma aula bem legal que me faz pensar bastante, sobre o tipo de crianças que queremos formar, foi também uma pergunta feita por minha professora. Precisamos pensar o tipo de criança que queremos para a partir disso podermos educar.


Ela me fez pensar bastante na questão da Liberdade. Nos questionou sobre essa tal liberdade que supõe-se que as crianças usufruem. Bem, muitas vezes pensamos que sendo crianças e/ou bebês são livres.

Infelizmente não é o que acontece em muitas casas ou instituições de EI, muitas vezes as crianças são colocadas em um cercadinho ou no carrinho para que fique quietinha e não atrapalhe a mamãe... eis a liberdade dessa criança, restringe-se a um quadradinho ou um assento no qual é colocada.


Por conta de uma neurose a criança não se desenvolve com liberdade, muitas vezes se deve a preocupação que a mãe ou seu cuidador tem com a ambiente ou a organização. Não a deixando livre, para que não suje ou bagunce a casa.

Preocupa-se muito mais com a estética do ambiente do que com a liberdade dessa criança, impedindo que a mesma explore e conheça o ambiente. Trabalho claro que dá, faz bagunça e sujeira, mas esses detalhes serão significativos em seu desenvolvimento.


Passei a pensar nessa questão, às vezes priorizamos uma casa sempre limpa e impecável, não permitindo aos pequenos explorar o ambiente, conhecer com seu próprio tato.


Não sei quanto aos outros, mas a partir de hoje essa questão será relevante no meu papel como educadora. Como futura Pedagoga posso dizer e afirmar que sei o tipo de criança que pretendo formar...quero crianças livres de verdade, criativas, curiosas e dispostas a conhecer e explorar o novo sempre.

Dessa forma o desenvolvimento infantil assim como a vida futura dessa criança será beneficiada, porque a ela será permitida o desenvolvimento considerando sua integralidade...com foco em seu desenvolvimento e não no técnico como infelizmente tem acontecido em nossa sociedade, onde as crianças são deixadas em um cantinho impedidas de explorar.


Não sei quanto aos outros, mas para mim a infância é a fase de conhecer, explorar... Se pra que isso aconteça, coisas serão bagunçadas, quebradas ou sujas... Aceito as conseqüências em prol de uma infância vivida com Liberdade.


Educar vai além de suprir as necessidades básicas...


As crianças têm que ter muita paciência com as pessoas grandes (Pequeno Príncipe)



Um comentário:

  1. Ai Dié...tema difícil esse...penso sobre isso ás vezes, qdo me deparo com os pais obrigando as crianças maiores serem educadas cumprimentar de forma solícita todas as pessoas para se enquadrar na sociedade, sei que é necessário o mínimo de regras, mas gostaria de passar para um filho meu por exemplo a saber a respeitar suas próprias vontades e sentimentos, a ouvir o seu eu, coisa tão fora de moda hoje em dia, mas que julgo extremamente necessário, para que possa saber os limites dos outros...tbémmm

    ResponderExcluir