segunda-feira, 28 de junho de 2010

O problema está na idealização!

Desde minha adolescência (o que não faz muito tempo... rsrs) tenho escutado e presenciado várias reclamações e insatisfações de amigas em relação aos seus ficantes, namorados, maridos ou algo do tipo.

Pois bem, de certa forma acabei absorvendo (equivocadamente) algumas idéias, posso dizer que passei boa parte da minha adolescência repugnando um relacionamento, mais precisamente o namoro.

Através de experiências vividas ao longo desses anos, posso considerar que amadureci muito. Hoje, um pouquinho mais velha (tudo bem, nem tanto assim) consigo identificar meus medos, e não só, também consigo enxergar (em parte) onde está o problema dos relacionamentos.

O problema é que desde pequena (nós meninas) crescemos com a idéia do príncipe encantado (menos no meu caso que sempre achei isso puro clichê, mas enfim), começamos nossas idealizações desde a infância, o que acaba se agravando na adolescência e nos leva a uma frustração na vida adulta.

Idealizar é estabelecer um ideal, um modelo de acordo com nossos objetivos, quando o real não corresponde ao idealizado acabamos nos frustramos.

O problema é que antes mesmo de conhecermos alguém, essa pessoa já está construída em nossa cabeça. Seus gostos, atitudes, personalidade e até mesmo o físico estão definidos, porém quando o real não corresponde ao que construímos, acabamos por culpar o outro, sim porque ele não é mais carinhoso e romântico (como era nos meus sonhos), nem veio me buscar montado no cavalo branco.

Acredito que boa parte dos problemas relacionados a relacionamento ( namoro, casamento, rolo, etc) se resolveriam ou diminuiriam se não houvesse essa idealização. Sem isso nos relacionaríamos com o outro com base no real, a partir de suas atitudes e não procurando respostas para ideais construídos.

Com tudo, ultimamente tenho pensado bastante sobre isso. Temos que parar (tanto homens quanto mulheres) de idealizar o outro e aceitá-lo como ele é (sei que essa história de aceitar o outro como ele é já é clichê, mas se estivéssemos fazendo isso, não teríamos tanta gente frustrada e reclamando de seus relacionamentos). Por isso, cada vez mais acredito que devemos nos relacionar com as pessoas sem antes construir um conceito pronto dela, mesmo porque a entrega teria muito mais relação com o sentir e aproveitar o momento, quando não esperamos algo não nos frustramos com o que vem , ao contrário podemos sim nos surpreender.

Um comentário:

  1. É minha amiga, com certeza vc está com razão, nós seres-humanos idealizamos demais as relações e por isso nos frustramos demais, e as nós (mulheres),principalmente, idealizamos o príncipe encantado, desde pequenas, quando,ainda, brincamos de casinha e aí haja homem à altura de nossas expectativas. bj e continue postando, gostei do tema!

    ResponderExcluir