sábado, 31 de julho de 2010

Certas coisas me desanimam










Acho que estou meia de saco cheio de tudo.

São sempre as mesmas coisas, os mesmos problemas, as mesmas reclamações.


Aff... Certas coisas me estressam entre elas o descaso e a falta de educação de alguns.


Sempre acreditei que a função da assistente social fosse de ajudar as pessoas (ilusão minha). Depois que você começa a conviver e precisar deles é que você percebe que a função de assistente social não é de minimizar os problemas e as diferenças sociais e sim seguir ordens burocráticas e tornar sua vida o mais difícil possível. Eles devem pensar (quem sabe dificultando eles desistem e não me enchem mais o saco).


O pior é que estou em uma Universidade Pública e sou obrigada a conviver com esse tipo de profissional (se é que podemos dizer). Ocorreu o seguinte:

Precisava de um misero papel para poder ter a isenção de um curso que estou interessa em fazer, para isso fui pela segunda vez ao órgão de assistência social responsável na Universidade.

Antes disso fiquei sabendo que nesse mesmo dia as inscrições começariam a ser preenchidas. Ótimo eu pensei (doce ilusão minha).

Antes do almoço passei para pedir o papel, e a “querida” da assistente social disse que as inscrições começariam, mas à tarde.. Aff

Eram 11h45min eles iriam fechar 12h e abrir as 14h, custava pegar a porcaria do papel e me inscrever? Mas não era esforço demais pegar o papel e a caneta que estavam na outra sala.

À tarde voltei. Pedi para falar com a assistente social, em um longo chá de cadeira dado por ela. Mas não pensem mal ela estava muito ocupada dessa vez, dava para ver pela janela, estava bastante concentrada no que fazia. Navegando pelo Orkut, MSN, e-mail, na verdade estava enrolando pra passar o tempo já que não queria me atender.

Enfim me chamaram para ser atendida. A assistente social devem estar pensado. Que nada ela continuava conectada em seu Orkut e MSN, fui atendida por uma estágiaria. Sim a pobre foi obrigada a fazer o serviço que não era dela, e mais carimbou e assinou no nome da assistente, tudo porque ela estava ocupada demais talvez contando as últimas fofocas ou capítulos da novela, porque é a única coisa que realmente vejo aquelas assistentes sociais fazendo, vai gostar de fofocar assim como elas.


Bem por meio desse texto expresso minha total indignação diante de profissionais que deveriam ter um papel social importante e ao invés disso ficam enrolando para que o tempo passe, fazendo o mínimo possível. Posso dizer que estou decepcionada em relação à assistência social, pode ser que em alguns lugares essa realidade seja diferente, mas sinceramente acho meio difícil.

É revoltante pensar no tipo de profissional que estão atuando, deve ser por isso que os problemas nunca se solucionam, estão todos preocupados em fazer o mínimo possível.


Sinceramente se não gosta do que faz vai fazer outra coisa, vai vender sorvete na beira da praia (sem desmerecer a profissão), mas assistência social assim como outras tantas profissões precisam de profissionais que realmente queiram fazer alguma diferença e melhorar nem que seja um pouquinho as injustiças tão enraizadas em nosso Brasil.


Certas coisas me desanimam de certo modo que fico pensando se lutar vale à pena.


Enfim, o que não podemos é desanimar, depois disso tenho achado um tanto difícil acreditar.

3 comentários:

  1. Nossa fiquei com raiva por vc! Quanto descaso, e não é porque atenderam mal vc não, mas pelo que vc disse, as pessoas dão o mínimo de si e exigem o máximo dos outros! Concordo, nosso país precisa de gente que se esforce para um mundo melhor. Mas não desanime, faça a sua parte. Vc vai ter recompensas (apesar de não fazer questão delas), por ser uma profissional que leva as coisas a sério!E o mundo, agradece!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do desabafo, vc fica bem reclamando, principalmente porque nunca reclama. rsrsr continue postando, eh bom ver a opinião de pessoas amigas. bj

    ResponderExcluir
  3. Olá,Dié Calin
    Como assistente social fiquei tão indignada quanto vc...nesses casos vc deve procurar a ouvidoria da universidade, e até o conselho regional de serviço social do seu estado.
    Infelizmente, profissionais ruins e burocráticos existem em todas ás areas, cabe a mim, a vc e a toda a sociedade cobrar mais respeito em qualquer tipo de atendimento.
    A função do Assistente Social não é ajudar as pessoas e sim garantir os seus direitos, emancipar o cidadão e não meramente cumprir uma função; E o pior é que a AS está supervisionando uma estagiária, o que ela está aprendendo ????
    Não somos obrigados a conviver com profissionais assim.
    Mas não desanime, existem ótimos profissionais de seviço social, pessoas que lutam pela dignidade, se preocupam com as pessoas e com os seus direitos e espero que vc encontre um deles em breve.
    Lute pelos seus direitos sempre,boa sorte
    Abraços
    Simone Assunção

    ResponderExcluir