domingo, 1 de agosto de 2010

Essa tal da relatividade...














É não podemos negar que ela existe, e está presente em tudo (ou quase tudo?).

Porque afinal de contas, tudo é relativo (não?).


Ao longo de nossas vidas passamos por momentos e vivenciamos diversas experiências diferentes umas das outras, cada uma com sua particularidade.

Por mais que experimentamos várias coisas na vida nunca estamos prontos para viver algo parecido, porque parecido não é igual, então se torna novo para nós.


Podemos pensar sobre os relacionamentos, por mais que nos relacionamos com pessoas diferentes, nunca saberemos como conduzir ao certo as próximas relações, porque relações humanas é algo relativo.

Mesmo que convivemos com pessoas parecidas, o modo como será o tratamento há ambas será diferenciado porque não existem pessoas iguais (quando digo igual quero dizer na essência, mas também podemos considerar em outros conceitos).


O que quero dizer é que quando tentamos aprender e identificar atitudes do outro, podemos nos equivocar. Uma mesma atitude pode significar diferentes coisas para diversas pessoas. Assim são as relações humanas, são enigmáticas, nunca saberemos ao certo como lidar ou interagir da melhor forma com o outro, mesmo porque essa forma não existe. Não há um jeito certo porque não somos máquinas que podemos apertar um botão e saberemos exatamente o que irá acontecer, isso é previsível demais. Todos sabemos que de previsível a vida não tem nada.


Portanto, não devemos antecipar atitudes baseados em manuais que passamos a fazer ao longo da vida. Sei que aprendemos muito através das experiências (e obstáculos que a vida no coloca), coisas básicas das quais todas as relações são compostas e tem de semelhante. Mas a essência disso só é possível descobrir por meio da interação de pessoa para pessoa, e só podemos saber como será vivendo. E garanto que vivenciaremos muito mais o momento se não nos basearmos em conceitos infundados, viva o momento ali naquele instante, com aquela pessoa.


Que sejamos capazes de despertar e aproveitar o melhor que cada um tem a nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário