sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Futilidade... ou vazio















O que define melhor esse conceito se não a necessidade de algo desnecessário.


Nos dias de hoje tal conceito vem sendo concretizando cada vez mais, a cada dia milhares de crianças são bombardeadas por propagandas que desenvolvem e estimulam o desejo de possuir algo. Isso não ocorre somente entre as crianças, acontece em todas as idades, destaco as crianças pela questão da infância. Nessa fase elas constroem seu caráter e personalidade.


Podemos pensar a partir disso, afinal que tipo de valores estamos passando para nossas crianças?


A cada dia acredita-se cada vez mais de que ter é melhor que ser, pois é assim que nossa sociedade capitalista julga seus “cidadãos”, a pessoa é considerada e respeitada a partir de uma posição social. Segundo essa ótica quanto mais se tem mais se é, será isso mesmo?


Pois eu digo que não, acredito que devemos abrir os olhos e nos conscientizar da realidade na qual vivemos, do jogo de poder existente assim como os diversos interesses que direcionam nossas vidas.


Temos que olhar e voltar a valorizar o que realmente tem valor, uma roupa não vale mais que o caráter, assim como o status social não vale mais que a esperança.

Acreditar é o que devemos fazer, mas só isso não basta. Precisamos acreditar e fazer algo para que ao menos algumas injustiças sejam minimizadas.

Temos que transmitir a nossas crianças valores reais dos quais possam compreender e internalizar para si. Valores comprados não são valores, o consumo tornou-se uma obsessão e não mais uma necessidade.


Por isso acredito e sempre acreditarei na educação como princípio de mudança, a partir da conscientização é possível que ocorra mudanças na realidade em que vivemos, ficarmos parados nos lamentando sem fazer nada para que isso se modifique não adiantará nada, ao contrário estaríamos apenas nos isentando das responsabilidades.


Espero apenas que mais pessoas acreditem que é possível sim fazer a diferença, pode ser que não mudemos o mundo, mas o que fizermos dentro de nossas possibilidades já será muito para que algo comece a se modificar.


Uma pessoa sozinha não muda o mundo, mas todos em luta por um objetivo em comum fará com que grandes mudanças aconteçam.


Que eduquemos mais ao invés de apenas reprimir, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, por isso eduque-as hoje para que não lamentemos o amanhã.


“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

(Paulo Freire)

Um comentário:

  1. Olha amiga, é esse "ter" desnecessário que faz com que as pessoas se sintam cada vez mais sozinhas e vazias, pensoo que vai chegar uma hora que, ou a sociedade, vai ter que mudar isso.Ou o ser-humano vai cair numa vida sem toatal sentido. bjus. continue postando sobre vários assuntos como vem fazendo. parabéns pela diversidade.

    ResponderExcluir